Já aderiu ao SPIN? Descubra como poupar tempo nas transferências

  • Publicado em 18 setembro 2024

Já pode fazer transferências bancárias com número de telemóvel em vez de IBAN. As transferências bancárias em Portugal dão um passo revolucionário com a introdução do SPIN, um novo sistema que permite indicar o destinatário apenas com o número de telemóvel. Saiba como funciona neste artigo.

Sabe quando tem de fazer uma transferência bancária e verifica várias vezes se não se enganou a colocar um dos números do extenso IBAN? Agora, essa operação vai ficar mais fácil: a nova funcionalidade, intitulada SPIN, foi apresentada pelo Banco de Portugal e promete também aumentar a segurança e reduzir as fraudes nos pagamentos.  

  

 O que é o SPIN e como funciona? 

📱 O SPIN é um sistema inovador desenvolvido pelo Banco de Portugal, que permite aos utilizadores fazerem transferências bancárias nacionais usando apenas o número de telemóvel do destinatário.  

📱 O processo é semelhante ao que pode já conhecer do MB Way (apesar de haver diferença no imediatismo da operação, como vai perceber mais à frente). Agora, a utilização do número de telemóvel passa a ser possível também nas aplicações, sites e balcões dos bancos. 

📱 Se precisar de fazer uma transferência para uma empresa, também passa a existir uma alternativa. Só tem de indicador o NIPC, número de identificação fiscal. 

🔒 Este método elimina a necessidade de fornecer detalhes complexos da conta bancária, tornando as transações mais simples, seguras e acessíveis para todos os utilizadores. 

🔒 A utilização do SPIN não pode ser cobrada pelos Bancos e também no podem existir limites impostos às transferências (para além daqueles que o cliente já tenha estabelecidos com o Banco, normalmente, associados a grandes valores transferidos de uma vez). 

📆 Esta funcionalidade já está disponível em todos os bancos. 

  

🚨 Menos fraudes, mais segurança 

🛡️As fraudes no sistema de pagamentos são baixas, de acordo com o Banco de Portugal: 1,8 milhões de euros, no primeiro semestre de 2023. Contudo, geram sempre natural preocupação entre os utilizadores, que poderá ser reduzida com o novo sistema. 

🛡️Com o SPIN, a segurança é reforçada, pois o nome do destinatário da transferência vai ficar visível, o que dará confiança a quem está a movimentar dinheiro. Em caso de dúvida, o utilizador pode optar por não fazer a transferência, evitando cair em esquemas de fraude. 

  

⏱️As transferências são imediatas? 

Ao contrário do que acontece no MBWay, para já, as transferências do SPIN ainda não são imediatas, mas isso pode vir a mudar. Ou seja: 

🏦Atualmente, para garantir que as transferências sejam processadas instantaneamente, nos sites ou aplicações do Banco, os utilizadores devem optar pela modalidade de "transferência imediata", que geralmente traz custos adicionais.  

🏦 No entanto, a partir de 9 de janeiro de 2025, conforme exigido pela legislação europeia, os bancos não poderão mais diferenciar entre custos de transferências imediatas e normais, tornando este tipo de transação mais acessível e prático para todos os utilizadores. 

 

Outras questões importantes:

  • Toda as pessoas podem utilizar o SPIN?

O SPIN está disponível para qualquer pessoa ou empresa que use serviços de pagamento e tenha uma conta num banco em Portugal que participe no sistema de transferências imediatas ou no sistema SEPA de transferências a crédito. Segundo o Banco de Portugal, esta funcionalidade está integrada no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI).

  • Pode ser utilizado em todo o lado?

Pode ser usado nos mesmos locais onde o teu banco já permite fazer transferências, sejam estas a crédito ou imediatas. Isto inclui tanto plataformas online, como o homebanking ou a aplicação móvel, como também o atendimento presencial nos balcões do banco.

  • Tem algum custo?

Os bancos não podem cobrar pela utilização do SPIN. Além disso, não há limites de quantias ou transferências impostos pelo SPIN, exceto os que o próprio banco define. Por exemplo, alguns clientes podem ter um limite de 5.000 euros e, para valores superiores, devem contactar o banco.

  • Tenho de associar o número de telefone?

Para enviar transferências, não é necessário. Contudo, para receber dinheiro via SPIN, sim, é preciso associar o teu número de telemóvel à conta bancária. Para os utilizadores particulares, o número de telefone deve estar registado no banco, garantindo uma autenticação segura e minimizando riscos de fraude ou erros ao introduzir o número.

  • O que é preciso para receber transferências pelo SPIN?

Para receber dinheiro, precisas de associar o teu identificador (número de telemóvel para pessoas singulares ou NIPC para empresas) ao IBAN da tua conta bancária. Esta associação deve ser feita diretamente através do teu banco, onde a conta está domiciliada.

  • É possível associar mais do que um número de telefone ou NIPC ao mesmo IBAN?

Sim, podes associar mais de um número ou identificador ao mesmo IBAN, desde que se trate de titulares dessa conta, como no caso de contas conjuntas.

 

Experimente esta nova forma de fazer transferências bancárias, mas já sabe: sempre que tiver dúvidas sobre a segurança de uma operação, contacte os canais oficiais do seu Banco. Prevenção e segurança nunca são demais!